12/09/2012 - 17:37
| |||
Oficinas e exposições integram programação do Seminário de Artes Visuais e Arteterapia
| |||
O Seminário de Artes Visuais e Arteterapia que iniciou na Universidade de Passo Fundo (UPF) na segunda-feira (10/09) oferece aos participantes uma série de oficinas, palestras e mesas redondas. Nos dois primeiros dias de atividades (10 e 11/09) os participantes puderam realizaram três oficinas. Até o próximo sábado (15/09) as atividades serão realizadas na Faculdade de Artes e Comunicação e Centro de Educação em Tecnologia da UPF. Diversas exposições em vários espaços do Campus I da UPF e no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) completam a programação.
A artista e professora Rosa Coitinho ministrou a oficina “No fim do arco-íris”. Durante sua explanação, ela fez uma retomada histórica sobre o uso das cores. “Enfatizo aspectos que o aluno não está acostumado a vivenciar, começando em Platão, sempre trabalhando com imagens e a significação das cores que é historicamente construída”, destacou. As atividades incluíram ainda trabalhos com uso das cores em desenhos e por meio de tintas.
“Buscas em tintas naturais” foi o nome da oficina ministrada pela professora e artista Maria Lucina Busato Bueno. Ela, que foi docente do curso de Artes Visuais da UPF por 27 anos, trabalhou na oficina o uso de tintas naturais. “Esse trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na UPF e a turma respondeu muito bem à proposta lançada. É sempre gratificante exercitar outros tipos de atividade dentro da sala de aula, contribuindo para a arte, que é o que eu faço”, esclareceu.
Além destas duas, também foi desenvolvida a oficina “Animação para e por crianças” com a Me. Rozane Gesteira, de Curitiba, e a oficina “Ecoarte e mosaico” ministrada pela especialista Ivana Tissot.
Projeto Degraus
Nos dias 12 e 13 de setembro, a comunidade acadêmica e externa pode conferir o Projeto Degraus, de Marau. O ônibus do projeto apresenta uma exposição de xilogravuras de Lasar Segal e está parado em frente à FAC, com visitação gratuita.
Outras exposições
Coletiva dos ex-alunos da FAC 03 a 24 de setembro Sala de Arte Laura Borges Felizardo – FAC
Borges: arte em genealogia
03 a 24 de setembro Centro Administrativo UPF
Trabalhos dos Alunos do curso de Artes Visuais
03 a 04 de setembro Biblioteca Central da UPF
Recorte Étnico no RS
Até 23 de setembro Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Av. Brasil, 758 – Centro) | |||
www.upf.br/site/inc/noticias/mostraNoticia.php?...
|
30 de dezembro de 2012
Oficinas
9 de dezembro de 2012
5 de novembro de 2012
3 de novembro de 2012
Pinturas
Pintura em acrílica, recorte e colagem sobre tela. 60 x 30 cm.
Pintura em acrílica, recorte e colagem de papéis
sobre refugo de Eucatex. 79 x 83 cm.
Pintura em acrílica, recorte e colagem de
papéis sobre refugo de Eucatex. 79 x 83 cm.
11 de outubro de 2012
Ecodesign
Surgiu em 1992, por iniciativa de empresas norte-americanas do setor eletrônico que buscavam métodos para projetar produtos ecoeficientes.
Foi definido como — “um conjunto de práticas de projeto usadas na criação de produtos e processos ecoeficientes” ou “um sistema de projetar onde o desempenho respeita o meio ambiente, a saúde e segurança em todo o ciclo de vida do produto e do processo” (FIKSEL, 1995).
Resumindo, o objetivo principal do Ecodesign é projetar lugares, produtos e serviços levando em consideração a integração dos aspectos ambientais em todas as fases de seu sistema que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental.
Princípios do Eco-Design
- Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
- Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.
- Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
- Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
- Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis.
Ou seja, o foco do ecodesign é ambiental. Sua primeira definição foi dada por Papanek (2005) no livro “Design for the real world”.
PAPANEK, Victor. Design for the real world – human ecology and social change. 2ª Ed. Academy Chicago Publishers, 1985
FIKSEL, J. Design for environment: creating eco-efficient products and processes.
EUA: Ed. McGraw-Hill, 1995.
10 de outubro de 2012
Renovação de objetos, móveis e ambientes
Depois de colar o papel de parede e dar uma pintadinha, a banqueta ficou assim.......
Ela era assim....
Empregada no lavabo, a banqueta (para crianças) auxilia no manuseio da pia , localizada sobre a bancada também sustentável de madeira de demolição.
Máquina de costura Singer anos 40.
Pintura em esmalte cor lilás.
Cor preferida de minha avó, antiga proprietária.
Assinar:
Postagens (Atom)